Uma declaração de amor da ovelha pro seu Bom Pastor e vice versa


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem é esse "D-s"?!

Há alguns anos surgiu uma novidade no cenário das palavras escritas, que insiste em permanecer firme e forte, fazendo mais adeptos: gente se referindo a Deus como "D-s"!
(!?)
Por que isso?! Qual a explicação lógica?!
Se Deus pede de Seus filhos um culto racional (Romanos 12:1), onde está a racionalidade nisso?!

Em primeiro lugar, é preciso entender que o "culto" não é apenas o tempo que passamos na igreja adorando, tendo comunhão com Deus e com os irmãos e aprendendo da Palavra! Isso se chama "reunião", um momento vital e precioso, onde os filhos de Deus se encontram para dar a Ele o que Lhe é devido e receber os inúmeros benefícios espirituais dessa experiência.

Mas o verdadeiro culto se reflete principalmente no dia-a-dia, como uma expressão do viver: seja nas palavras, nos atos, nos pensamentos; nas relações, nas escolhas, nas decisões, nos desejos, na postura, ou seja, nossa própria vida deve ser um culto de louvor a Deus, ininterrupto! 
É por isso que é inadequado dizer: "vamos cantar um hino para começar o culto" ou "quando o culto terminar"... O que começa ou termina é a programação. O culto não pode terminar nunca!
Mesmo nos assuntos e questões seculares, Deus deve estar presente e se agradar de nós. Isso é vida com Deus; isso é culto!

Portanto, partindo desse princípio, TUDO o que eu faço deve ser um culto e um culto racional a Deus. (Penso que até as emoções devem ser racionais!) 
E é aqui que a pergunta insiste em não querer calar: qual a razão de se escrever Deus como "D-s"?! 

Obviamente que eu tive a curiosidade de pesquisar a razão dessa escrita com quem a adota, mas os argumentos são muito furados! Olha só:

Há quem diga que é porque "essa é forma que os judeus escrevem o Nome de Deus, pois na língua deles não existe vogal"!
(Ai, ai, ai, me poupe, né?)
Na língua deles não existe, mas na nossa existe, caramba!
Com todo o respeito ao povo judeu, mas se essa escrita pertence à cultura deles, fazer uma importação desse hábito, fora do seu contexto, é no mínimo patético!

E desde quando as vogais são as representantes de qualquer desrespeito?!
Tudo bem que a axé music é um horror e tratou de abusar das vogais (aê-aê-aê-aê/ ei-ei-ei-ei/ ô-ê-ô-ê-ô-ê-ô-ê-ôôôôôô...), mas insinuar que existe problema com as vogais, é de uma insanidade sem tamanho!

Além do mais, dentro desse raciocínio, eu sou tentada a concluir que os cristãos de todo o planeta deveriam, então, abandonar o seu idioma natal e adotar de uma vez o hebraico como a língua santa, pura, perfeita e a única ou a mais aceitável pela Divindade, é isso?!

Há quem diga que "é uma forma respeitosa de se dirigir a Deus"! 
(!!!)
Como assim?!
Então a Bíblia TODINHA está desonrando o seu próprio Autor?!
(K entre nós, não é muita pretensão um mero mortal se colocar acima dos escritores bíblicos, que foram inspirados por Deus para escreverem as Escrituras?! Como é que Deus os inspiraria erradamente?!) 
 
E se isso é demonstração de respeito, por que respeitar apenas o Deus Pai?!
Jesus não é Deus também?! Por que a escrita do Seu Nome não é "J-s"?
E o Espírito Santo, que também é Deus, por que não escrever o Seu Nome tipo "E-to S-to"???
Como é que pode uma injustiça dessa?!

Outra dúvida que eu tenho: se a gente fala e canta o Nome de Deus completo, por que eu não faria da mesma forma, na hora de escrever?!

O Nome de Deus não é pra ser usado como amuleto ou supersticiosamente, mas todos nós sabemos que esse Nome tem poder! 
O Nome de Deus deve ser levado e proclamado como é: por inteiro, por completo, porque Ele é assim!

Abreviar Seu Nome dessa maneira, pra mim, só tem 3 explicações: ou a pessoa quer aparecer, parecendo ser cult ou qualquer outra coisa do gênero; ou a pessoa usa cegamente, só pra imitar o seu ídolo; ou é pura hipocrisia mesmo!
(Se há alguma explicação nobre que justifique essa prática, por favor, me fale, que eu serei a primeira a fazer uma retratação aqui!)

Claro que escrever "Deus" ou "D-s" não é ponto de salvação, mas me assusta o tanto de gente influenciável, que simplesmente desliga o bom senso e faz as coisas mais sem sentindo, só porque todo mundo está fazendo! 
Se vc se deixa influenciar dessa forma, amigo, ao ponto de se passar por um animalzinho amestrado de circo - que imita sem saber o que faz - cuide pra não embarcar em coisas que realmente possam te levar à ruína espiritual! Essa pode ser uma porta de entrada pra influências mais perigosas.

O Nome de Deus é santo sim, isso é um mandamento (Êxodo 20:7), mas não é o uso dessa abreviatura que determina o quanto você O adora dignamente! Até porque, do que adianta escrever "D-s" no papel, mas na vida real ser um boçal, ou um mercenário, ou um interesseiro, ou um oportunista?!

Muito mais louvável é investir em mais personalidade (cabeça pensante) e em mais coerência, isso sim!

A Bíblia não é o nosso manual de instruções? Então deixe-se influenciar pela Bíblia e a Bíblia somente!

DEUS nos abençoe nisso também!

24 comentários:

  1. Kátia,

    Esse assunto sempre me chamou a atenção também... Tanto que iria escrever no meu blog sobre isso, mas você fez isso com tamanha clareza e competência (como sempre!) que só me resta publicar seu artigo lá (já com sua autorização, ok?).
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não sou fâ desse modismo. Masssssss...
    -
    É importante lembrar que a verdadeira razão pela qual os judeus nao escrevem o nome de Deus, remonta à "mais antiga antiguidade".
    -
    Na verdade, os patriarcas diziam que o nome de Deus é tão Santo, que não devemos pronunciá-lo. E isso foi passando de geração em geração.
    -
    Hj, nas sinagogas, vc vê escrito "D'us" ou "D-us" nos panfletos informativos e Literatura Denominacional Judaica. Em público, não falam por exemplo : Graças a Deus. Eles dizem "Graças ao Eterno". Ou falam "qua as bençãos do Eterno caiam soobre ti", e por aí vai
    -
    Eles conservam isso em sua tradição, e isso eu entendo e respeito, principalmente nos Judeus que realmente são tementes a Deus.
    -
    Não faria sentido por exemplo, Amy Winehouse, judia, se referir a Deus como "o Eterno", por pudores religiosos, né rs
    -
    Poréemmm
    -
    Jesus Cristo veio ao mundo e deu um espetacular Upgrade no relacionamento entre Deus e o Homem
    -
    Se o Judaísmo conhecia "o Eterno", foi apresentado a um outro conceito de Divindade : Emanuel = Deus Conosco.
    -
    Daí em diante, vemos por exemplo, o apóstolo Paulo chamar a Cristo, nosso Deus; de "nosso irmão mais velho"
    -
    O Judaísmo recebeu a missão de "proclamar a glória do Senhor às nações".
    -
    Proclamaram sim, mas de forma inconstante, irregular. E por fim, foram criando tantos "penduricalhos" na sua fé, que passaram sim a negligenciar a "proclamação do nome de Deus"
    -
    O Judaísmo se fixou em "mostrar respeito ao Eterno" sem realmente respeitar a Deus.
    -
    Jesus entrou em choque com TODAS essas tradições humanas penduradas no Judaísmo ao longo dos séculos. Penduricalhos no sábado, nas leis de higiene, nas leis sociais e nas formalidades reverenciais dos fariseus.
    -
    Todas as manias judaicas estão CRAVADAS NA CRUZ.
    -
    Respeito os piedosos judeus que realmente respeitam e reverenciam a "D'us" ou "ao Eterno".
    Se eu vou a uma sinagoga (eu vou com certa frequencia) preciso respeitar a visão deles
    -
    Mas pertenço a um novo concerto, um nome concerto.
    -
    Sendo assim, creio que é necessário, e me esforço pra proclamar DEUS com todas as letras.

    ResponderExcluir
  3. Kátia, boa tarde.
    Tomei a liberdade de publicar seus texto em meu blog (http://reencontrandojesus.blogspot.com/).
    Achei muito pertinente o comentário.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Marcelo!
    Fico feliz em servir!
    :)
    Abração tbém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So faltou o culto respeitoso a pessoas e culturas, com suas próprias palavras "Mas o verdadeiro culto se reflete principalmente no dia-a-dia, como uma expressão do viver: seja nas palavras, nos atos, nos pensamentos; nas relações, nas escolhas, nas decisões, nos desejos, na postura, ou seja, nossa própria vida deve ser um culto de louvor a Deus, ininterrupto! " então pensa um pouquinho no que vai escrever, o blog é seu e você tem todo o direito de falar sobre o que quiser, mas pensa um pouquinho certo ? Deus te abençoe.

      Excluir
  5. Uai, Kátia eu não sabia desse blog, só sabio do K entre Nós. Divulgue isso, sensacional! Sobre esse artigo, me lembrei daquela história do burro:
    Certo dia, um burro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas.

    No dia seguinte, um cão que passava por ali usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.

    Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam a direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando até com um pouco de razão, mas não faziam nada para mudar a trilha.

    Depois de tanto uso, esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer, em três horas, uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora caso a trilha não tivesse sido aberta por um burro.

    Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade.

    Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo burro centenas de anos antes.
    Um "burro" inventa um modismo e os outros "animais" seguem como se aquilo fosse verdade."D-s", que isso. Eu proponho DDDDDDDEEEEEEEUUUUUUUSSSSSS esse nome não pode ser simplificado, e sim plenificado. Parabens pela tentativa de contrair a trilha que muitos estão percorrendo

    ResponderExcluir
  6. GENTE... QUE HISTÓRIA TREMENDA!!!!
    E cai como uma luva, nesse episódio da escrita "D-s", heim?
    Seria cômico, se não fosse trágico!

    Muita honra receber sua visita aqui, pastor!
    Volte sempre que quiser.

    E adorei saber que vc (FINALMENTE) criou o seu próprio blog! Tô garrada lá tbém!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, sei que os comentários foram feitos a algum tempo mas senti a necessidade de falar um pouquinho; Percebi a alguns meses algumas pessoas usando a abreviação D-s e hoje finalmente esse assunto me fez buscar pesquisar o porque de ser assim, conheço um pouquinho o costume judaico a respeito do nome de Deus e acrescento uma informação que a história conta sobre os escribas:
    "Os escribas eram aqueles que escreviam as leis. Eram eles que passavam os textos ditados e ouvidos para o papel. Bem, conta-se que eles tinham uma forma toda especial de escrever o nome de Deus (Jeová). Cada vez que eles ouviam o nome Jeová, eles pegavam outra pena (a caneta da época), escreviam o nome de Deus e depois quebravam a pena para que ela nunca mais fosse utilizada. Alguns dizem que essas penas eram revestidas de ouro."
    Ambos costumes se referem, como bem comentado pelo Marcelo Meireles, à santidade, pureza, majestade do Senhor nosso Deus, que deve se falado sempre com respeito, reverência e zelo.
    Então leio também o comentário de Jómarson Dias e minha percepção me alerta que mais uma vez o Senhor me trouxe a página certa para ler e compreender a respeito de algo que precisava entender sobre Ele.
    Respeito quem fizer essa distinção ao escrever o nome de Deus, mas o alerta deve ser dado: Isso não deve ser feito por modismo, querer se aparecer, imitar alguém,etc... pois estarão certamente trilhando o mesmo caminho do burro contado acima.
    O Senhor tem sido bom comigo, me orientando, guiando, mostrando como me tornar um melhor cristão e só tenho conseguido isso tendo intimidade e respeito com Ele...
    Agradeço a vocês por comentarem sobre esse assunto, que o Senhor DEUS seja um companheiro tão presente em nossa vida que possamos reverenciá-lo através do testemunho que dermos ao falar, pensar, agir e reagir a tudo que nos cerca, um forte abraço e que Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvo a Deus por suas palavras, Hide!

      Que maravilha ver como realmente Ele nos guia e jamais deixa um filho sincero entregue à propria sorte! (Ou azar, né? heheheh)

      Muito obrigada por deixar o seu comentário e compartilhar com a gente o seu testemunho!

      "A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Prov. 4:18.

      Excluir
  8. estive pensando sobre o assunto. vi seu blog e não pude deixar de ler, mas sinto dizer que escrevo dessa forma e não é seguindo modinha de ninguém e não sou tolo. D-s me deu o entendimento da seguinte maneira: "Tire o seu EU do centro e deixe-Me no controle de sua vida!". não estou falando que sua forma de explanar tal assunto, mas apenas vim dar minha opinião e acho que isso não é cabível ao que diz respeito sobre todos que escrevem ou deixam de escrever. D-s esteja te abençoando !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Daniel, com todo o respeito, SEM ESSA, por favor!!!!

      "Tire o seu eu do centro e deixe-Me no controle de sua vida"... OK!
      Mas é muito delírio achar que isso é LITERAL e deve ser demonstrado ao retirar o "eu" da palavra "D-EU-S"!!!!
      Me ajuda aí, né?

      Se isso é uma ordem de Deus e deve ser demonstrada literalmente na escrita do Seu Nome, então a ordem serve APENAS pros povos de língua portuguesa?????
      Os povo de língua inglesa, por exemplo, que não têm em sua escrita o eu=I, podem continuar escrevendo "GOD", certo?
      Se a escrita inglesa do Nome de Deus fosse GIT, aí sim, eles deveriam "tirar o eu do centro" e escreveriam G-T, é isso????
      o.O

      Ah, porrrrrrrrrrrr favorrrrrrrrrrrrrrr!!!!!
      Vê mesmo se um trem desse tem lógica?!?!??!

      Eu insisto: POR QUE eu tenho que "retirar o meu eu co centro" APENAS na escrita, se falando e cantando o Nome de Deus, eu vou continuar mencionando o tal do EU????

      Desculpa, mas isso não tem O MENOR cabimento e tá mais do que claro que isso foge totalmente do "culto racional", mencionado pelo Apóstolo Paulo, que é o que Deus quer e aceita!

      Deus nos abençoe sim e tenha misericórdia de mim, que não tenho UM PINGO de paciência com esses modismos vazios!

      PS: Nada pessoal, tá? rs
      Adorei vc ter vindo aqui, Daniel! Sério! :)

      Excluir
    2. Hello Kátia! Por que ao em vez de criticar, sobre ortografia, se é certo escrever 'D-s' ou 'Deus', vce não vai levar a palavra dele a toda criatura? Escrevendo DEUS e D-s de qualquer forma, continua a ser o todo poderoso, exemplo disso é que ele tem vários nomes e em cada pais é chamado de um jeito diferente, como God, Bog, Allah, Dio. Pare de criticar a forma de como se escrever, voce certamente tem costumes e vive em tradiçoes, somente respeite, todos servimos a um só D-s, o D-s de Abraão, Isaque e Jacó! Jeová, Nissi, Shalom, Adonai, O meu D-s e o seu D-s! Vce está sendo muito execrável nessa sua critica sem argumentos cabiveis! Procure procurar D-s na biblia, testemunhar e Orar!

      Excluir
    3. Caro =) =/ =? Quase um Diario of Gabryel Fellipe,

      Vamos por partes:

      1. Por que ao INVÉS de criticar a minha crítica, vc não tenta melhorar a sua capacidade de interpretação de texto?

      Pelo jeito vc não percebeu que, muito antes da crítica, eu levanto uma questão que eu não entendo e que CONTINUO esperando uma explicação plausível, pque até agora, dos que se manifestaram adeptos dessa escrita, todos só jogaram palavras ao vento, sem nenhum argumento lógico!

      2. Deus tem muitos nomes, é verdade, (El-Shadai, Elohim, Emanuel, etc) mas os exemplos que vc deu, são apenas o MESMO NOME (Deus), só que em idiomas diferentes, portanto, vc só conseguiu deixar minha face ruborizada!

      3. No trecho "Pare de criticar a forma de como se escrever, voce certamente tem costumes e vive em tradiçoes, somente respeite, todos servimos a um só D-s, o D-s de Abraão, Isaque e Jacó!", (OI?) vc faz uma miscelânia de temas tão sem costura, que sinceramente, mesmo com muito amor no coração, eu não consegui ver o link de suas palavras, com a questão levantada na postqagem!

      E eu continuo esperando! (tic,tac,tic,tac,tic,tac...)

      4. Sim, o teu Deus é o meu Deus! Não há nenhuma polêmica nisso e eu sou do time que considera as divergências como algo altamente positivo numa sociedade civilizada, mas há que se ter argumentos, né?

      5. Se vc acha minha crítica "execrável e sem argumentos cabíveis", por que não conseguiu formular uma defesa coerente/convincente e ficou só na superficialidade do lugar comum e das frases feitas?!

      De qualquer maneira, valeu sua visita aqui, viu?
      :)

      Excluir
  9. Adorei o Post. Sem dúvida DEUS merece ser escrito com todas as letras!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu, Verônica!
      É isso aí: com TODAS AS LETRAS!!!
      :)

      E que sobrenome chiquérrimo é esse, o seu????
      WOW!
      Vc é a ducentésima-qual-geração do William?
      heheheh

      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser.
      Abração.

      Excluir
  10. Muitos ainda trazem o desejo de judaizar o cristianismo. Jesus Cristo, o filho do DEUS vivo, é hoje o nosso Emanuel (DEUS CONOSCO). ALELUIA PELA NOVA ALIANÇA! O NOSSO DEUS É BEM CHEGADO A NÓS TODAS AS VEZES QUE O INVOCAMOS. Deixemos de lado todo o legalismo e busquemos ao nosso amado Senhor com sincero coração. A paz de Cristo a todos.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem dito e benditas palavras, meu irmão(ã)!

    Só fiquei triste de vc não ter se identificado, pra eu tbém te chamar pelo nome! rs
    Mas de qualquer maneira, sua participação foi muito valiosa, viu?

    Um abraço e a paz do Senhor pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, a intenção do "tirar o EU" é plausível, no entanto, um tanto imatura... será que a retirada de vogais de uma palavra significa minha verdadeira intenção do coração em "quebrar" o meu orgulho e deixar de lado o meu eu? Talvez implicar com as inúteis modinhas não seja tão significativo, no entanto, o mais importante é justamente colocar DEUS em primeiro lugar em nossas vidas. Como louva o cantor Paulo Cesar Baruk, "Mais que falar é viver - o evangelho é viver!" Mais que mencionar no papel é viver o "Deus [ou D-S, como queira] em primeiro lugar, acima do EU".

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada por sua participação, irmão(ã) "Unknown"!
    Da próxima vez, se identifique, pra que eu possa te chamar pelo nome, tá?
    Mas fique à vontade!
    Apesar de eu gostar do tratamento pessoal, vc é bem vindo aqui de qualquer maneira!
    :)

    Um abraço e que Deus nos abençoe com a realidade desse Cristianismo onde o Evangelho é baseado muito mais na vivência do que meramente nas palavras!
    Amém!

    ResponderExcluir
  14. Olá, que a Paz e a Sabedoria advinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo através do seu Espírito Santo estejam com todos.
    Me chamo Eric Santiago.

    Gostei muito dessa discussão e desse blog, eu encontrei esse blog, justamente por estar procurando a razão de se utilizarem desse termo (abraviação, ou como queiram) "D-s", vi seu uso em páginas de cantores evangélicos JUDEUS e seus fãs, em seu idioma conheço não existir o uso de vogais, mas:

    a) Amo a língua protuguesa/brasileira, é a identidade da MINHA nação, peço todo o respeito necessário ao uso correto do idioma;

    b)Interessante tirar o "EU" das nossas decisões e render a DEUS a confiança plena, mas acho que o simbolismo exteriorizado não revela de forma absoluta que a pessoa tenha realmente tal humildade.

    Eu me oponho ao uso do termo "d-s" por não haver concordância com NOSSO idioma, e também porque muitos que o fazem sequer conhecem o motivo existente em seu uso.
    Alerto a todos os meus irmãos repetindo palavras ditas em outros comentários acima, CUIDADO COM A SIMPATIA À MODISMOS, MODERNISMOS, POIS ATRAVÉS DE PEQUENAS COISAS INOCENTES CORREMOS O RISCO DE SERMOS PASSÍVEIS A OUTRAS PEJUDICIAIS A NOSSA FÉ E COMUNHÃO COM DEUS, ATENTEMO-NOS AS PALAVRAS DE JESUS DITAS A MULHER DE SAMARIA: - CHEGARÁ UM DIA EM QUE NEM EM JERUSALÉM E NEM ESSE MONTE SERÃO OS LUGARES DA ADORAÇÃO A DEUS, MAS OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO AO PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE. DIGO COM ISSO QUE NOS ÚLTIMOS DIAS MUITAS E CONSTANTES DISCUSSÕES SERÃO TRAVADAS ACERCA DA FORMA DE SE ADORAR A DEUS, E MUITOS SE APRESENTARIAM COMO SENDO CRISTO OU COMO SENDO DE DEUS, ACAUTELAI-VOS QUE NO GRANDE DIA NÃO SEJAM SURPREENDIDOS SEM OS FRUTOS DO ESPÍRITO E SEM A GRAÇA DE DEUS (FAVOR NÃO MERECIDO).

    OS SIMBOLISMOS LEVARAM A QUEDA DA IGREJA CATÓLICA UNIVERSAL ROMANA, TENHAMOS TODOS CUIDADO COM O APEGO A QUALQUER SIMBOLISMO, PORQUE CRISTO VIVE EM NÓS (INTERIOR) E AS BOAS OBRAS SÃO A FORMA CORRETA DE EXTERIORIZAÇÃO DE NOSSA FÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras foram muito bem colocado, Eric!
      Não poderia acrescentar mais nada, só o meu sincero agradecimento por sua contribuição aqui.
      Venha sempre que quiser, mesmo quando discordar :)

      Um abraço, Deus te abençoe, irmão.

      Excluir
  15. A Paz do Senhor Jesus!
    Estou aqui pesquisando algumas coisas eu seu post me chamou atenção por duas coisas:
    1) A moda da imitação. Típica do nosso país. Em tudo inclusive, não só dentro dos evangélicos.
    O brasileiro gosta de trazer pra sua própria cultura tudo ou quase tudo da cultura de fora, seja européia ou americana. Inclusive hoje em dia a cultura islâmica está ganhando cada dia mais espaço.
    Então, nós brasileiros, sem perceber, e sem malícia, acabamos copiando tudo e indo junto com as ondas da moda, costumes, músicas, ritmos, etc.
    Nas músicas evangélicas então, nem se fala. Nós copiamos tudo. E somos experts em fazer versões das músicas de idioma inglês!
    Gostamos de usar melodias de música secular e colocar letras "CRISTÃS" como por exemplo "Ai se eu te pego", entre outras que não me lembro agora né, mas sou brasileira, sei que acontece isso.
    Por isso que realmente se no Brasil está sendo usado por moda certos termos bíblicos ou originados de Israel, não é novidade, mas é bem permita-me usar o termo "ridículo".

    2)Cantores como Fernanda Brum, Kléber Lucas, Paulo César Baruk, Sérgio Lopes, Comunidade Nilópolis, Daniela Araújo (deve ter sido principiante em usar o termo que falamos aqui), entre outros, nas suas canções usam termos hebraicos (ou judeus).
    ELOHIM que quer dizer Deus Criador, Forte e Poderoso - Jeremias 31:33
    TSIDKENU YAHWEH que quer dizer Nossa Justiça - Jeremias 33:16
    ADONAI que quer dizer Senhor - repare nos vesículos do AT que Senhor está escrito em maísculo em muitas
    traduções;
    SHALOM que quer dizer o Deus da nossa Paz - Juizes 6:24

    Então irmã, o que gostaria de dizer com isso tudo é que citar em músicas ou pregações frases e palavras
    em hebraico não há mal nenhum, porque Israel tem o privilégio até hoje de ser a nação que o Senhor Deus escolheu. E mesmo não recebendo Jesus ainda como O Messias, eles são povo de Deus. Bendito é aquele que intercede por Israel. Salmos 122:6 , Salmos 87.
    Nós fomos alcançados, lembrando que somos o que a Bíblia chama de gentios, por que nasceu um judeu, gerado pelo Espírito Santo de Deus, de idioma hebraico que se compadeceu por nós e deu sua própria vida.
    A escrito do nome Jesus não é J-S porque Seu Nome em hebraico é Yeshua.
    Se os judeus não aceitam ainda Jesus como O Messias não problema nosso, nosso dever é cumprir a Palavra, falarmos deles com amor, e orarmos por eles pra que sejamos abençoados segundo diz Salmos 122:6.
    Deus te abencoe muito irmã, e que à Luz da Palavra possamos andar!
    Um grande abraço,

    Milena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Milena, acho que houve um equívoco na sua interpretação do texto, pque em momento algum eu falei contra os judeus ou o uso de termos hebraicos!
      Se vc ler o texto de novo, talvez com um pouco mais de atenção, vai perceber isso claramente!

      Minha birra com essa escrita ("D-s") não tem nada a ver com a cultura judaica, pque eu sei que eles têm seus costumes, assim como todos os povos e, obviamente, eu respeito isso!

      A incoerência que eu vejo é:
      1. Brasileiros "importando" essa prática, sendo que muitos deles o fazem apenas pra imitar seus ídolos, sem nem saber porquê os judeus agem assim. (Tolice sem fim e um gesto totalmente vazio!)
      E mesmo que soubessem a razão, pra quê isso, se não faz sentido em nossa cultura?!
      Continuo sem entender!

      2. Judeus usarem essa escrita apenas para com o Nome de Deus, é fácil entender, mas CRISTÃOS omitirem esse "respeito" com o (igualmente santo!) Nome de Jesus e do Espírito Santo, aaaaaahhhhh não!!!

      Quanto ao seu argumento do uso de nomes judaicos para se referir a Deus, desculpa, mas isso é descabido, pque esse "D-s" não pode ser colocado no mesmo patamar de El Shadai, Elohim, Adonai, Emanuel e tantos outros Nomes que Deus tem e É BÍBLICO.
      Definitivamente, não se trata da mesma categoria!
      É mais ou menos como comparar laranja com jujuba: os dois são de comer, mas pertencem a classes diferentes.

      Espero que dessa vez eu tenha conseguido me fazer entender meslhor.
      :)

      E muito obrigada por sua participação aqui, Milena.
      Deus te abençoe sempre.


      Excluir
  16. Eu tive a curiosidade de procurar o porque de se escrever a palavra G-d inves de God e acabei aqui hehe, mas por fim encontrei essa explicação em um site judeu em ingles.

    Judaism does not prohibit writing the Name of God per se; it prohibits only erasing or defacing a Name of God. However, observant Jews avoid writing any Name of God casually because of the risk that the written Name might later be defaced, obliterated or destroyed accidentally or by one who does not know better. Observant Jews avoid writing a Name of God on web sites like this one because there is a risk that someone else will print it out and deface it. To avoid writing the Name, Orthodox Jews (and sometimes other denominations) substitute letters or syllables, for example, writing "G-d" instead of "God." This entry was written by an observant Jew. site:http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Judaism/g-d.html


    Ou seja nada a ver com muita coisa dita aqui. Porem alguns fatos são importantes de serem citados.
    Como eh um costume judeu obvio que não fariam isso com o nome de Jesus, ja que ne.
    Nas minhas pesquisas o fato é que alem do que diz o texto retirado do site, os judeus presam por não escrever o nome de Deus em textos ou qualquer outra coisa casual, um cometario como esse meu por exemplo ou um adesivo de carro.
    O fato eh: cada um tem sua cultura e costume, a pessoa ser cristã ou naum, não a impede de poder usar D-s inves de Deus ou Jah, Jeova Allah(antes que me xinguem Allah é uma palavra para se referir DEUS em arabe, não necessariamente a o Alá como é conhecido aqui) e etc.
    Discussões como essa, só afastam as pessoas.
    Opinião pessoal: O brasileiro usa a palavra Deus de maneira muito intensa e as vezes ofensiva, é Deus pra lah deus pra cá.

    Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão. Deuteronômio 5:11

    ResponderExcluir